top of page
flaviarec

Um olhar para História de Milão

Da Tribo dos Celtas até Milão da Atualidade.


A história de Milão é bastante interessante e complicada ao mesmo tempo, pois é uma região muito antiga, com muitos fatos , líderes e movimentos. Mas não tenha dúvida que vale muito a pena conhecer um pouco desta atraente cidade. 




Lombardia, a região onde está localizada a cidade de Milão, foi governada por celtas, romanos, godos, lombardos, espanhóis e austríacos ao longo dos séculos. Até que em 222 a.c. , tornou-se parte do Império Romano , mas perdeu seu poder com o declínio do Império.



     

A partir de 1450, foi governado pela família Sforza, sim, a mesma Família que construiu o famoso Castello Sforzesco, e foi sob o reinado de Sforza que a cidade iniciou o seu desenvolvimento. Francesco Sforza transformou a cidade numa metrópole poderosa. Foi durante estes anos que atraíram os arquitetos como Bramante e Leonardo da Vinci, transformando sua corte e a cidade em uma das cidades mais impressionantes da história. 

     

Entre 1796 e 1814 ficou sob o Império de Napoleão, o qual organizou um exército Italiano sob seu comando e logo a Lombardia se tornaria parte do novo Reino da Itália.  E foi Vittorio Emanuele II, que seria o primeiro rei da Itália unificada. Vem daí o nome da galeria que fica entre o Teatro alla Scala e o Duomo de Milão.

     

Foi em 1919 , que chegou o partido fascista de Mussolini. Porém, grupos antifascistas no norte de Itália organizaram um Comité de Libertação do Norte e Milão foi libertada das tropas alemãs em 1945 graças a uma greve geral, que durou vários dias. 

     

Após a Segunda Guerra Mundial, Milão tornou-se uma próspera cidade industrial com uma grande classe trabalhadora.

       

Atualmente, Milão é a segunda maior cidade da Itália e a área metropolitana de Milão tem uma população de mais de 1.3 milhões de pessoas . É o principal centro industrial, financeiro e comercial da Itália e, juntamente com Paris, é a capital europeia da moda e do design.



Comments


bottom of page