top of page

Um olhar para História de Milão

flaviarec

Da Tribo dos Celtas até Milão da Atualidade.


A história de Milão é bastante interessante e complicada ao mesmo tempo, pois é uma região muito antiga, com muitos fatos , líderes e movimentos. Mas não tenha dúvida que vale muito a pena conhecer um pouco desta atraente cidade. Como uma divisão por época, facilita a entender melhor o passo a passo para a evolução desta cidade.

Primeiro mapa da cidade


222 a.c. - A Lombardia, a região onde está localizada a cidade de Milão, era governada por celtas, porém em 222 a.C., os romanos capturam a região, tornando-se assim sob o controle de Roma.


286 até 402 d.C. - Milão (“Mediolanum”) passa a ser a capital do Império Romano do Ocidente. Daquela época restam poucos vestígios, mesmo assim muito apreciados pelos visitantes e pelos estudiosos. Não só valiosas peças conservadas em museus e igrejas, mas também as famosas colunas em frente da igreja de San Lorenzo.


      Coluna de San Lorenzo


Séculos mais tarde, Milão foi governada por Visconti e Sforza (famílias sobres lombardas), os espanhóis em 1500 e os austríacos em 1700.

     

1796 e 1814 - Entre 1796 e 1814 ficou sob o Império de Napoleão, o qual organizou um exército Italiano sob seu comando e logo a Lombardia se tornaria parte do novo Reino da Itália.  E foi Vittorio Emanuele II, que seria o primeiro rei da Itália unificada.


1919 - Chegou Benito Mussolini, que formava o núcleo do movimento fascista da Itália. Porém, grupos antifascistas no norte de Itália organizaram um Comité de Libertação do Norte e Milão foi libertada das tropas alemãs em 1945 graças a uma greve geral, que durou vários dias. 

     

Norte da Italia passou então a sofrer com as Guerras mundiais e a região ficou sob controle das forças armadas alemãs. Milão tornou-se uma próspera cidade industrial com uma grande classe trabalhadora.


1943 - A resistência antialemã na Itália aumentou e houve muitas lutas em Milão. Alguns dos piores bombardeios dos aliados em Milão ocorreram em 1944, e grande parte deles estavam focados em torno da principal estação ferroviária de Milão. E assim liberaram a cidade, na mesma época que chegava ao fim a Guerra Mundial.


1950 a 1970- Durante o milagre econômico dos anos 1950 e 1960, uma grande onda de imigração interna, principalmente do sul da Itália, se dirigiu para Milão e a população chegou a 1 723 000 em 1971.



Atualmente, Milão é a segunda maior cidade da Itália e a área metropolitana de Milão tem uma população de mais de 1.3 milhões de pessoas . É o principal centro industrial, financeiro e comercial da Itália e, juntamente com Paris, é a capital europeia da moda e do design.


Comments


bottom of page